segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Dois pontos perdidos

É sabido como é importante iniciar o campeonato a ganhar, mais a mais para quem tem aspirações a ser campeão. O Sporting jogou para isso e merecia a vitoria, o domínio foi quase completo contra um adversário praticamente inofensivo que apesar de jogar em casa procurou desde o inicio apenas manter o empate. Mas para ganhar os jogos e marcar golos é preciso criar oportunidades, coisa que não abundou e estranhamente só a vinte minutos do fim se começaram a ver remates á baliza. Contra equipas que apenas defendem, usar apenas um avançado talvez não seja a abordagem mais indicada mas também é verdade que o Sporting não tem muitas alternativas a este tipo de táctica. Será que ainda vamos ver Pongolle ou Bojinov a serem repescados?

O treinador do Guimarães dizia após o fim do jogo: "Merecemos o empate" o que revela bem o espírito destas equipas que são o grosso do nosso campeonato e nele 'competem'. Havia ainda quem fosse a favor do alargamento da liga para 18 equipas o que na pratica significaria que o Sporting teria que jogar contra mais 4 autocarros por época, não se percebe bem é qual seria o beneficio disto.

No que tocou á arbitragem, nada de novo, deu ideia que o resultado de outros 2 jogos (um que terminou logo antes do jogo do Sporting e outro no Sábado), tiveram algum peso na actuação do arbitro que parecia estar com alguma pressa em terminar o jogo, de tal forma que a primeira parte nem 45 minutos chegou a ter. Para alem disso houve outro facto estranho a assinalar, para o arbitro as faltas cometidas por jogadores do Sporting teriam que ser punidas com cartão amarelo. Se Rinaudo tivesse jogado teria certamente acabado expulso.

Para trás ficaram dois pontos importantes que para alem do 1.º lugar, permitiriam que Sporting arranca-se o campeonato á frente dos principais concorrentes. Para fazer esquecer isto, venha o próximo jogo que é já na quinta-feira.

3 comentários:

moreno disse...

eu por acaso não concordo, como é que uma equipa que mereçeu ganhar, dominio quase completo contra um adversario inofensivo e depois na frase a seguir dizes que é preciso criar ocasiões de golo, remates, etc? Em que é que ficamos, dominaste sem criar situações de golo então isso não vale de nada. O problema é mesmo esse se as equipas em portugal jogam com o autocarro então temos de contornar essa dificuldade, tambem jogam assim contra as outras grandes. infelizmente foi fraco, fico triste. Saudações Leoninas.

Samp disse...

Moreno,

É justo que se diga que o Sporting merecia ganhar o jogo, aliás foi a única equipa que fez por isso e o Guimarães praticamente só defendeu. O Sporting teve poucas oportunidades de golo é verdade, mas poderiam ter sido suficientes para ganhar. A meu ver jogar apenas com um ponta de lança desterrado lá na frente é que não me parece ser solução e não creio que o Viola venha alterar isto. Será necessário algo mais.

Anónimo disse...

Desculpem lá o desabafo mas este é fruto de ter feito um períplo por blogues sportinguistas e de me ter deparado com um cenário recorrente, bipolarismo. Das duas uma ou somos os maiores ou as maiores porcarias que existem. A equipa está melhor que no ano passado, a defesa mais sólida mas com um meio campo ofensivo que insiste e jogar com um avançado sozinho na área. O sporting precisa de jogar com o Rinaudo na posição de Gelson e avançar alguém para as costas do ponta de lança para este não ficar sozinho entre os defesas centrais. O pior Guimarães de sempre? Um guimarães mais defensivo que outros anos isso sim e menos macio no meio campo isso sim.