quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Objectivos para esta época: Qualificação para a Europa



Com o mercado de transferências fechado e o plantel sem soluções complementares a Wolfswinkel (nem sequer alternativas reais), ficou a saber-se sem que ninguém da direcção de Godinho dos estarolas o assuma abertamente, que o Sporting não vai competir pelo titulo de campeão Português. Aliás, ultimamente a direcção tem andado a fingir-se autista e talvez por essa razão ainda ninguém se tenha dignado a declarar em concreto quais são os objectivos para a presente temporada.

Depois do que se tem visto nos últimos jogos oficiais e já para não falar no lustro exibicional que tem ficado patente á excepção do jogo com os Dinamarqueses (que estavam mais do que ao alcance da equipa B), custa a acreditar que o plantel ficou apenas com um avançado por mera opção táctica, para alem do mais, no caso de uma lesão do RVW a ausência não está salvaguardada. Estamos portanto perante uma situação que deve ser inaudita, não há memoria de o Sporting ter apenas um avançado. Recorde-se que nem Jardel ou Liedson jogavam sozinhos. Claro que não falta por ai quem encontre outros avançados dentro do plantel (e confunda Sportinguismo com lambujice), mas isso são soluções que não cabem no domínio do racional.

A desculpa da falta de capacidade financeira também não é lá muito convincente até porque haveriam provavelmente hipoteses do tipo 'custo zero' e como até já se viu, Carlos Freitas tambem consegue acertar em jogadores nestas condições, pode é não estar tão 'inclinado' para este tipo de solução. Alem disso o Sporting ainda recebeu algum dinheiro com as vendas do João Pereira e Matias Fernandez, com esse dinheiro e com as lacunas na defesa já colmatadas não se entende o porquê da prioridade em comprar um extremo (que parece ser mesmo a posição do Viola) tal a quantidade de jogadores para essa posição já existentes no plantel, a menos que esta tenha sido mais uma daquelas transferências em que fica 'algo pelo caminho' á semelhança dos negócios Pongolle ou Bojinov que já começam a ser uma tradição. A ser verdade que o Sporting apenas conta com um avançado por limitações de ordem financeira isto é mais preocupante se olharmos para as capacidades financeiras que os outros vão tendo por exemplo em função das vendas que fazem e tem feito. Seguindo esta tendência evolutiva, daqui por pouco tempo o Sporting tem que começar a usar a táctica do autocarro quando jogar contra o Porto ou Carnide.

Vai-se vendo muita gente do Sporting contente com as recentes vendas do outros pela potencial fragilidade que isso lhes causará, mas deviam contar que: i) em Janeiro estas fraquezas devem ser corrigidas, pelo menos dinheiro não lhes falta, ii) nos últimos anos os outros tem feito com frequência vendas por valores consideráveis o que no Sporting não acontece faz tempo, no Sporting e por razões misteriosas consegue-se a proeza de vender um internacional A a preço de saldo e antes do Europeu ao contrario do que a lógica e o bom senso recomendariam, iii) por muito que se maquilhe a realidade, importa primeiro olhar para a nossa realidade e depois sim olhar para as contas dos outros que, por muito que nos custe, tem uma capacidade financeira superior á nossa também devido aos valores das vendas que fazem.

Retomando o tema principal do post, por muito bom que um plantel seja, se não tiver avançados fica como coxo, mas isso não parece incomodar a direcção dos estarolas, até porque já perceberam que se o problema da escassez de golos se agravar e os resultados não aparecerem, basta manterem-se no estado semi-vegetativo em que tem estado e deixar o fardo nos ombros do Sá Pinto. Pode ser que depois da bomba rebentar com o Sá Pinto (transformado habilmente por alguns no principal responsável) que finalmente venhamos a ver o tal treinador com o perfil que Godinho tinha prometido no período eleitoral.

No que toca a aspirações a títulos, há quem tenha bons sonhos mas o mais provavel é que a realidade rapidamente trate de os passar a ferro. Sem soluções ofensivas e com fraca capacidade concretizadora obviamente que não há viabilidade para aspirar a grandes conquistas, quanto muito uma qualificação para a Europa... mas dos pequeninos.

Em síntese, esta gente prometeu ambição e colocar o Sporting ao nivel dos seus pergaminhos, mas cada vez se nota mais a fuga a esses compromissos.

2 comentários:

Onurb27 disse...

Realmente a falta de opções para a frente é preocupante e revela uma falta de visão por parte de quem pensou o Plantel!

Visite http://adfoc.us/722758817127

Anónimo disse...

Dá ideia que o clube vai sendo gerido por instinto...